Comissão Própria de Avaliação

A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA A CPA (Comissão Própria de Avaliação) resulta de uma medida Provisória (MP n° 147, de 15 de abril de 2003, transformada em Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004) e tem como atribuição a condução dos processos de avaliação interna da instituição, de sistematização e de coleta de informações.

A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA A CPA (Comissão Própria de Avaliação) resulta de uma medida Provisória (MP n° 147, de 15 de abril de 2003, transformada em Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004) e tem como atribuição a condução dos processos de avaliação interna da instituição, de sistematização e de coleta de informações. A AVALIAÇÃO INTERNA, realizada pela CPA, é um processo constante que visa a identificar os pontos positivos e em quais pontos a instituição deve avançar, e propor medidas que melhorem a qualidade de toda a estrutura e ações vinculadas ao ensino e à aprendizagem. Anualmente, a CPA envia um relatório de suas atividades ao Ministério da Educação e órgãos institucionais.   CONSTITUIÇÃO A CPA atua com autonomia em relação a Conselhos e demais órgãos colegiados existentes na Instituição de Educação Superior, conforme reza o art.7º, da Portaria 2051 de 9 de Julho de 2004. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) está assim constituída:

  • 2 representantes do Corpo Docente, sendo 1 coordenador e 1 coordenador adjunto;
  • 2 representantes do Corpo Técnico – Administrativo;
  • 2 representantes do Corpo Discente;
  • 2 representante da Sociedade Civil;
  • 2 representantes da mantenedora.

 

ATRIBUIÇÕES São atribuições da CPA:

  • Levantar dados e informações a respeito da IES e posteriormente sistematizá-las, analisá-las e coletivamente discutir os seus significados, identificando os pontos fracos, fortes e potencialidades, estabelecendo estratégias para superação dos problemas;
  • Sensibilizar a comunidade e assessorar os diferentes setores da IES, refletindo sobre o andamento do Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão;
  • Elaborar um Plano de Trabalho que inclua cronograma, distribuição de tarefas e recursos humanos, materiais e operacionais para desenvolvimento das atividades propostas;
  • Analisar as informações coletadas, emitindo relatórios parciais e finais para encaminhamento ao MEC;
  • Divulgar o resultado da avaliação à comunidade acadêmica;
  • Realizar um balanço crítico;
  • Coordenar e articular o processo interno de avaliação da instituição;
  • Extrair indicativos para tomada de decisão nas diversas instâncias da Faculdade.

INSTRUMENTOS UTILIZADOS PELA CPA São utilizados os seguintes instrumentos para coleta de dados, análise, tabulação e sua divulgação no processo da Avaliação desenvolvido pela CPA:

  • Questionários disponibilizados para preenchimento através do virtualclass (sistema acadêmico);
  • Roteiro de entrevistas;
  • Formulários da Ouvidoria;
  • Formulários de Observações;
  • Programa Excel para tabulação de dados e elaboração dos gráficos;
  • Sistema Acadêmico para auxiliar na implementação dos questionários (coleta de dados);
  • Tecnologias de Informação e Comunicação para divulgação dos resultados e sensibilização da comunidade acadêmica;
  • Relatórios da avaliação externa, realizada por comissão de avaliadores, designados pelo MEC/INEP.

PROCESSOS DE AVALIAÇÃO São desenvolvidos, pela CPA, os seguintes processos:

  1. Avaliação do corpo docente, pelo corpo discente e técnicos administrativos;
  2. Avaliação da instituição, pelo corpo discente, corpo docente e técnicos administrativos;
  3. Avaliação do corpo discente, pelo corpo docente;
  4. Análise dos formulários encaminhados pela ouvidoria;
  5. Observação realizada pela CPA;
  6. Entrevistas, realizadas pela CPA.

DIMENSÕES AVALIADAS De acordo com o SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior são 10 (dez) as dimensões a serem avaliadas, especificadas no art. 3º da Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, a saber:

  1. Missão e PDI;
  2. Política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão;
  3. Responsabilidade social da IES;
  4. Comunicação com a sociedade;
  5. As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e técnico-administrativo;
  6. Organização de gestão da IES;
  7. Infraestrutura física;
  8. Planejamento de avaliação;
  9. Políticas de atendimento aos estudantes;
  10. Sustentabilidade financeira.
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