Page 1 of 9

Avaliação On-line

Para facilitar o seu ingresso no Ensino Superior, a FADENORTE prioriza o seu tempo, assim, oferece a opção de vestibular online para os cursos presenciais. O candidato faz a prova no seu horário, de casa, no período previsto conforme edital.
Confira algumas recomendações para a melhor efetivação da sua Avaliação:
  • Escolha um ambiente confortável, discreto e com uma boa iluminação para realização da sua prova;
  • Você terá 3h ininterruptas para realizar sua prova, a partir do momento do início da avaliação;
  • Você só poderá avançar para a questão seguinte quando responder à questão disponível na tela. As questões são disponibilizadas de maneira aleatória, conforme cadastradas no banco de questões.
  • O candidato que obtiver nota inferior a 60 (setenta) na prova será desclassificado no Processo Seletivo.
  • A Prova Objetiva versará sobre os conteúdos de conhecimentos gerais e conterá vinte (25) questões de múltipla escolha com cinco (5) alternativas de respostas para cada questão, sendo apenas uma (01) alternativa correta, totalizando cem (100) pontos.
 

Desejamos uma excelente prova!!!

 

111.111.111-11

QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA.

 
Questão 01:

E a sujeira virou arte
Dia após dia, a poluição invisível dos canos de descarga vai grudando nos muros junto à fuligem de fogueiras acesas por moradores de rua, até que não seja mais possível distinguir o limpo original do sujo acumulado. É nesse momento que surge o artista visual Drin Cortes, 27. Com um pano úmido, um pincel e uma garrafa de água – e nada além –, ele tem transformado a paisagem da capital mineira ao usar a técnica do grafite reverso, que consiste em apagar a sujeira para criar desenhos que dialogam com a problemática da cidade. O trabalho [atual] consiste em desenhar rostos de pessoas desaparecidas, que tenham em sua história alguma relação com as drogas. “Esse lugar respira o problema da droga. O usuário de crack muitas vezes é tratado de forma hostil. Essa é uma forma de as pessoas passarem por aqui e olharem duas vezes para aquilo que a sujeira esconde. E que, na verdade, elas não veem porque não querem”, diz.
SIMÕES, L. E a sujeira virou arte. O Tempo, [2015]. Disponível em: www.otempo.com.br. Acesso em: 3 fev. 2015. (adaptado)
Questão 02:

questao-2
Disponível em: http://tinyurl.com/pqjn9yq. Acesso em: 26 maio 2015.
Questão 03:

questao-3
Questão 04:

questao-4
Questão 05:

Capitulação

Delivery
Até para telepizza
É um exagero.
Há quem negue?
Um povo com vergonha
Da própria língua.
Já está entregue.

Luís Fernando Veríssimo
Questão 06:

Entre ideia e tecnologia

O grande conceito por trás do Museu da Língua é apresentar o idioma como algo vivo e fundamental para o entendimento do que é ser brasileiro. Se nada nos define com clareza, a forma como falamos o português nas mais diversas situações cotidianas é talvez a melhor expressão da brasilidade.

SCARDOVELI, E. Revista Língua Portuguesa. São Paulo: Segmento, Ano II, n. 6, 2006.
Questão 07:

Quando o falante de uma língua depara um conjunto de duas palavras, intuitivamente é levado a sentir entre elas uma relação sintática, mesmo que estejam fora de um contexto mais esclarecedor.

ㅤ ㅤAssim, além de captar o sentido básico das duas palavras, o receptor atribui-lhes uma gramática – formas e conexões. Isso acontece porque ele traz registrada em sua mente toda a sintaxe, todos os padrões conexionais possíveis em sua língua, o que o torna capaz de reconhecê-los e identificá-los. As duas palavras não estão, para ele, apenas dispostas em ordem linear: estão organizadas em uma ordem estrutural.

ㅤ ㅤA diferença entre ordem estrutural e ordem linear torna-se clara se elas não coincidem, como nesta frase que um aluno criou em aula de redação, quando todos deviam compor um texto para outdoor, sobre uma fotografia da célebre cabra de Picasso: “Beba leite de cabra em pó!”. Como todos rissem, o autor da frase emendou: “Beba leite em pó de cabra!”.

ㅤ ㅤPior a emenda do que o soneto.

Flávia de Barros Carone. Morfossintaxe, 1986. (adaptado)

Questão 08:
“Quando percebi que o doente expirava, recuei aterrado, e dei um grito, mas ninguém me ouviu.” (Machado de Assis)

Questão 09:

Em cada uma das alternativas a seguir, está destacado um termo iniciado por preposição. Assinale a alternativa em que esse termo não é objeto indireto.
Questão 10:

Em “Casei, comprei uma casinha lá no Ermelindo”, o diminutivo do substantivo expressa, além de tamanho e carinho, o sentido de

QUESTÕES DE CONHECIMENTO GERAIS

Questão 11:

A Amazônia enfrenta uma realidade complexa, marcada por avanços e desafios significativos no que diz respeito à preservação e ao uso sustentável da floresta. A expansão da fronteira agrícola, a exploração de recursos minerais e a infraestrutura são fatores que contribuem para o desmatamento, a degradação ambiental e a perda de biodiversidade.
Questão 12:
Questão 13:
Questão 14:
Questão 15:

“As mudanças climáticas representam uma crise global, com impactos significativos na saúde humana, nos ecossistemas e na economia. As atividades humanas, especialmente a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento, estão a aumentar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera, levando a um aumento da temperatura média do planeta e a alterações nos padrões climáticos.”
Questão 16:
Questão 17:
Questão 18:

“No setor econômico, Donald Trump tem uma medida em vista: aumentar as tarifas de importação entre 10% e 20% para todos os produtos que entram nos Estados Unidos, até 60% para os procedentes da China e, até mesmo, 200% para bens específicos. Seu objetivo declarado é melhorar a arrecadação fiscal e utilizá-la como uma moeda de troca contra países que, como a China, "estão destruindo" o país, repetiu o republicano durante sua campanha.” Jornal: Correio do Povo
Questão 19:
Questão 20:
A Inteligência Artificial (IA) é um campo da ciência da computação que busca criar máquinas capazes de realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana. A IA visa simular o pensamento, aprendizado e comportamento humano, permitindo que as máquinas aprendam com dados, reconheçam padrões e tomem decisões de forma autônoma.
Questão 21:
Questão 22:
Questão 23:
Questão 24:
Questão 25: