Este artigo analisa a história da CONSTRUCOSTA, empresa localizada na cidade de São Francisco/MG, surgida no ano 2000, a partir do olhar acurado do empresário Adriano Fernandes da Silva para o mercado da construção civil local. No levantamento de dados, deu-se especial atenção à importância socioeconômica da empresa na região, seu posicionamento no mercado, desempenho em relação à geração de empregos e sua contribuição social para o município, sendo que, para tanto, foi utilizado um conjunto de fontes, como entrevistas, questionário estruturado, sites da internet, livros, dentre outros. A partir da pesquisa e seus resultados, foi possível perceber a força do setor de construção civil no desenvolvimento do município de São Francisco/MG, a liderança democrática do empresário local, suas estratégias de marketing, bem como a maneira competitiva com que administra sua empresa, neste concorrido segmento econômico.
Este trabalho apresenta um estudo sobre a atividade da empresa CROSS AGOROINDUSTRIAL na cidade de São Francisco-MG. Foi priorizada a produção de banana e suas implicações na geração de emprego e renda no município. Almejou-se compreender as dimensões da sustentabilidade preconizada pela empresa, bem como as características do modelo de gestão administrativa e suas inferências nas relações de trabalho. Utilizando uma pesquisa qualitativa exploratória, optou-se pelo modo de pesquisa bibliográfica para relacionar o tema, associado àentrevista gravada para o levantamento das informações da organização estudada. Assim sendo este artigo pretende mostrar a visão de oportunidade, associada a um modelo de gestão eficiente, propicia ganhos para a organização e para a sociedade na qual ela interfere por meio de sua presença e de seus colaboradores.
O artigo aborda a trajetória do supermercado Simões, empreendimento que demonstra expressivo crescimento na cidade de São Francisco – MG. Neste estudo, prioriza-se a análise dos aspectos administrativos: gestão, liderança, relações trabalhistas, infraestrutura e marketing. Optou-se pela história oral, questionário estruturado, leitura de periódicos, consultas de sites na internet e bibliografia específica, para dar conta do objeto de pesquisa. Como resultado, verificou-se uma trajetória de vida significativa de um empreendedor que preparou uma estratégia inovadora a fim de alocar sua empresa no concorrido mercado local. O trabalho é relevante para os munícipes no geral, bem como aos pesquisadores que se interessarem pela temática em questão.
Este estudo analisa a história e representatividade social, que a implantação da Instituição de Ensino Superior – Faculdade Verde Norte – FAVENORTE, vem consolidando a cidade de São Francisco, MG. Deuse especial atenção aos valores institucionais, bem como, seu compromisso com o desenvolvimento regional, manifestado na extensão de sua excelência educacional a vários municípios no qual a cidade de São Francisco mais especificamente, vem desfrutando a partir do ano 2018. Utilizou-se documentos da instituição, entrevistas, pesquisa de opinião pública, bibliografia específica, periódicos e consultas em sites na internet dentre outros. Pensamos ser de grande relevância ressaltar a importância do Ensino Superior para o desenvolvimento de qualquer cidade. Como resultado, enaltecemos que naquelas de pequeno porte distante dos grandes centros como São Francisco, MG, cuja baixa renda, escassez de empregos são obstáculos a realização do sonho de muitos jovens, instituições como a FAVENORTE representam a possibilidade de um novo tempo.
Este artigo analisa a trajetória da Floricultura Mayara, empresa localizada na cidade de São Francisco/MG. Nele, priorizamos o entendimento de como se deu o crescimento dessa atividade econômica, voltada à simbologia representada pelas flores nos momentos mais marcantes da vida das pessoas. Atentamos também para os aspectos administrativos, bem como para as estratégias de marketing que dinamizam o empreendimento. Adotamos, como recursos metodológicos, entrevistas gravadas, questionários estruturados e revisão bibliográfica, a partir de leitura de livros e artigos de revistas especializadas. Como resultado, verificamos que o crescimento desse empreendimento se avoluma na medida em que a macroeconomia do país apresenta melhores resultados e retrai-se nos contextos em sentido oposto, uma vez que ocorre um sensível corte de gastos por parte das famílias em momentos de crise, sendo este ramo de negócios um dos que sofrem com a estratégia. Entretanto, uma administração atenta compreende esses períodos de instabilidade e planeja estrategicamente alternativas para alavancar as vendas nas datas comemorativas mais significativas.
Neste artigo, analisou-se a história do empreendedor Aderilson Almeida Matos, idealizador da empresa LATICÍNIO SABOROSO, na cidade de São Francisco, MG, cuja experiência empreendedora tornou-a numa empresa de grande destaque regional, seja na distribuição leiteira, seja de alguns derivados. De maneira mais específica, buscou-se compreender a dimensão econômica do empreendimento, na geração de emprego e renda e sua contribuição para o desenvolvimento regional. Esta pesquisa utilizou-se da gravação de entrevistas, questionário estruturado, livros, sites da internet, artigos acadêmicos e bibliografia específica. Como resultado, percebeu-se que o modelo de desenvolvimento rural no entorno da LATICÍNIO SABOROSO apresenta resultados satisfatórios. O grande volume de recursos e negócios que circulam neste empreendimento regional torna-o singular. Suas contribuições são sensíveis na geração de renda direta e indireta, no fortalecimento da economia familiar de diversos pequenos e médios produtores regionais.
Este artigo analisa a história da Padaria Pão Puro, localizada na cidade de São Francisco, MG. Tentou-se compreender as fases pelas quais a empresa passou ao longo dos anos, bem como, as mudanças administrativas realizadas. Adotou-se como metodologia, entrevistas gravadas e escritas mediante formulário, pesquisa em sites da internet e bibliográfica. Percebeu-se com a mesma, os desafios postos na vida de uma empresa, cuja sobrevivência, guarda relação com o grau de abertura que a gestão confere a inovação, pesquisa de mercado e a procura por fazer cada vez melhor. Sua leitura será relevante a todos que se interessarem pela história local, quiçá, servir de fonte de inspiração para futuras pesquisas.
O artigo aborda a trajetória da empresa VIASATDIGITAL DIGITAL TELECOM. Empreendimento que demonstra expressivo crescimento na cidade de São Francisco-MG. Em nosso estudo priorizamos a análise dos aspectos administrativos: gestão, liderança, relações trabalhistas, infraestrutura e marketing da empresa. Optou-se pela história oral contada em uma entrevista não estruturada que permite ao entrevistado se expressar com riqueza de detalhes e aos pesquisadores conhecer suas motivações e estratégias de atuação. Foi realizada previamente uma leitura de periódicos, consultas de sites na internet e bibliografias específicas, para dar conta do nosso objetivo, e por fim, foi realizada uma pesquisa amostral para ter uma percepção da satisfação que a empresa alcança junto ao seu público. Como resultado verificou-se uma trajetória de vida significativa de um empreendedor, inovador que, com ousadia e muita coerência implementou sua empresa no mercado local. O trabalho é relevante para os munícipes em geral, bem como, para os pesquisadores que se interessarem pela temática em questão.