Habilitação: Licenciatura em Educação Especial
Duração: 4 anos
Entradas Semestrais: 02
Forma de acesso: Processo Seletivo
Número de vagas por semestre: 40 vagas
Horário de Funcionamento: Noturno
O curso de FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA da FADENORTE visa formar profissionais com habilitação em LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL para o exercício da docência na Educação Básica com crianças especiais, através de um repertório de informações e habilidades composto pela pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, fundamentado em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética, de modo a lhe permitir:
- O conhecimento da instituição educativa como organização complexa na função de promover a educação para e na cidadania;
- A pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional e específica;
- A atuação profissional no ensino, na gestão de processos educativos e na organização e gestão de instituições de educação básica.
O curso enseja que o profissional exerça à docência na educação básica com competência e habilidades, através das seguintes capacidades:
- Exercício profissional de forma contextualizada, envolvendo ações nos diferentes espaços escolares, como salas de aula, laboratórios, bibliotecas, espaços recreativos e desportivos, ateliês, secretarias;
- Desenvolvimento de ações que valorizem o trabalho coletivo, interdisciplinar e com intencionalidade pedagógica clara para o ensino e o processo de ensino-aprendizagem;
- Planejamento e execução de atividades nos espaços formativos (instituições de educação básica e de educação superior, agregando outros ambientes culturais, científicos e tecnológicos, físicos e virtuais que ampliem as oportunidades de construção de conhecimento), desenvolvidas em níveis crescentes de complexidade em direção à autonomia do estudante em formação;
- Participação nas atividades de planejamento e no projeto pedagógico da escola, bem como participação nas reuniões pedagógicas e órgãos colegiados;
- Análise do processo pedagógico e de ensino-aprendizagem dos conteúdos específicos e pedagógicos, além das diretrizes e currículos educacionais da educação básica;
- Leitura e discussão de referenciais teóricos contemporâneos educacionais e de formação para a compreensão e a apresentação de propostas e dinâmicas didático-pedagógicas;
- Cotejamento e análise de conteúdos que balizam e fundamentam as diretrizes curriculares para a educação básica, bem como de conhecimentos específicos e pedagógicos, concepções e dinâmicas didático-pedagógicas, articuladas à prática e à experiência dos professores das escolas de educação básica, seus saberes sobre a escola e sobre a mediação didática dos conteúdos;
- Desenvolvimento, execução, acompanhamento e avaliação de projetos educacionais, incluindo o uso de tecnologias educacionais e diferentes recursos e estratégias didático-pedagógicas;
- Sistematização e registro das atividades em portfólio ou recurso equivalente de acompanhamento.
O Curso de LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL visa a capacitação e desenvolvimento da aptidão do profissional para o exercício da docência com estudantes especiais, de forma a conduzi-lo:
- Á integração e interdisciplinaridade curricular, dando significado e relevância aos conhecimentos e vivência da realidade social e cultural, consoantes às exigências da educação básica e da educação superior para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho;
- Á construção do conhecimento, valorizando a pesquisa e a extensão como princípios pedagógicos essenciais ao exercício e aprimoramento do profissional do magistério e ao aperfeiçoamento da prática educativa;
- Ao acesso às fontes nacionais e internacionais de pesquisa, ao material de apoio pedagógico de qualidade, ao tempo de estudo e produção acadêmica-profissional, viabilizando os programas de fomento à pesquisa sobre a educação básica;
- Ás dinâmicas pedagógicas que contribuam para o exercício profissional e o desenvolvimento do profissional do magistério por meio de visão ampla do processo formativo, seus diferentes ritmos, tempos e espaços, em face das dimensões psicossociais, histórico-culturais, afetivas, relacionais e interativas que permeiam a ação pedagógica, possibilitando as condições para o exercício do pensamento crítico, a resolução de problemas, o trabalho coletivo e interdisciplinar, a criatividade, a inovação, a liderança e a autonomia;
- Á elaboração de processos de formação do docente em consonância com as mudanças educacionais e sociais, acompanhando as transformações gnosiológicas e epistemológicas do conhecimento;
- Ao uso competente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o aprimoramento da prática pedagógica e a ampliação da formação cultural dos(das) professores(as) e estudantes;
- Á promoção de espaços para a reflexão crítica sobre as diferentes linguagens e seus processos de construção, disseminação e uso, incorporando-os ao processo pedagógico, com a intenção de possibilitar o desenvolvimento da criticidade e da criatividade;
- Á consolidação da educação inclusiva através do respeito às diferenças, reconhecendo e valorizando a diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional, entre outras;
- Á aprendizagem e ao desenvolvimento de todos(as) os(as) estudantes durante o percurso educacional por meio de currículo e atualização da prática docente que favoreçam a formação e estimulem o aprimoramento pedagógico das instituições.
O egresso deverá ficar apto a:
- Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
- Compreender o seu papel na formação dos estudantes da educação básica a partir de concepção ampla e contextualizada de ensino e processos de aprendizagem e desenvolvimento destes, incluindo aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
- Trabalhar na promoção da aprendizagem e do desenvolvimento de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano nas etapas e modalidades de educação básica;
- Dominar os conteúdos específicos e pedagógicos e as abordagens teórico-metodológicas do seu ensino, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
- Relacionar a linguagem dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem;
- Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
- Identificar questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de contribuir para a superação de exclusões sociais, étnicoraciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras;
- Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnicoracial, de gêneros, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, de diversidade sexual, entre outras;
- Atuar na gestão e organização das instituições de educação básica, planejando, executando, acompanhando e avaliando políticas, projetos e programas educacionais;
- Participar da gestão das instituições de educação básica, contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
- Realizar pesquisas que proporcionem conhecimento sobre os estudantes e sua realidade sociocultural, sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos, sobre propostas curriculares e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas, entre outros;
- Utilizar instrumentos de pesquisa adequados para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos, objetivando a reflexão sobre a própria prática e a discussão e disseminação desses conhecimentos;
- Estudar e compreender criticamente as Diretrizes Curriculares Nacionais, além de outras determinações legais, como componentes de formação fundamentais para o exercício do magistério.
O curso de FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA com habilitação em LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL oferece a seguinte infraestrutura para desenvolvimento das atividades propostas pelo Projeto Pedagógico do Curso.
Coordenadora: Vanuza Nunes Sa Souza
Conhecimentos Pedagógicos
- Avaliação da Educação e da Aprendizagem
- Currículo e Educação Especial: Adaptações e Acomodações
- Didática: Planejamento, Intervenções e Avaliações
- Teorias de Currículos
- Teoria e Metodologia de Ensino em Ciências Naturais
- Teoria e Metodologia de Ensino em Ed. Artística
- Teoria e Metodologia de Ensino em Geografia
- Teoria e Metodologia de Ensino em História e Cultura Afrobrasileira
- Teoria e Metodologia de Ensino em Língua Portuguesa e PT
- Teoria e Metodologia de Ensino em Matemática I
- Teoria e Metodologia de Ensino em Matemática II
Conhecimentos Específicos
- Alfabetização e Letramento
- Educação Especial e Trabalho
- Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Inclusão
- Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico em Serviços Especializados
- Língua Portuguesa e Produção de Texto
- Língua Brasileira de SINAIS – Libras I
- Língua Brasileira de SINAIS – Libras II
- Movimento, Corpo e Recreação
- Neurofisiologia
- Neuropsicologia
- Organização e Legislação da Educação Básica
- Organização e Legislação da Educação Especial
- Tecnologia Assistiva: Comunicação Alternativa Aumentativa
- Teoria e Metodologia de Ensino em Educação Física
Conhecimentos Interdisciplinares
- Direitos Humanos
- Educação Ambiental
- Estrutura e Funcionamento do Ensino
- Ética e Trabalho Docente
- Informática
- Introdução à Psicopedagogia
- Políticas Públicas em Educação
- TIC: Educação Especial
Fundamentos da Educação
- Filosofia da Educação
- Fundamentos da Economia
- Fundamentos Socioantropológicos
- História da Educação e Cultura AfroBrasileira e Contextos Históricos da Educação Especial
- Psicologia da Aprendizagem
- Psicologia da Educação
- Psicologia do Desenvolvimento
Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos
- Estágio Curricular I
- Estágio Curricular II
- Estágio Curricular III
- Metodologia Científica
- Optativa I
- Optativa II
- Projeto Integrador I
- Projeto Integrador II
- Projeto Integrador III
- Projeto Integrador IV
- Projeto Integrador V
- Projeto Integrador VI
- Teoria e Prática de Ensino I: Deficiência Motora
- Teoria e Prática de Ensino II: Deficiência Auditiva
- Teoria e Prática de Ensino III: Deficiência Mental
- Teoria e Prática de Ensino IV: Deficiência Visual
- Teoria e Prática de Ensino V: TGD
- Teoria e Prática de Ensino VI: Superdotação
- Trabalho de Conclusão de Curso: TCC I
- Trabalho de Conclusão de Curso: TCC II
Núcleo de Estudos Integradores
- Atividades Complementares
PORTARIA 1172 de 10 novembro de 2017.